sábado, 3 de janeiro de 2015

PRAIA DO FORTE



PRAIA DO FORTE 

Localizada entre as praias da Daniela e de Jurerê Internacional, a Praia do Forte é conhecida por ter uma larga faixa de areia e água calma, de temperatura agradável. O nome do balneário vem da proximidade com o Forte de São José da Ponta Grossa. Construído na metade do século XVIII, o forte funcionava como um dos vértices do sistema triangular de defesa da Barra Norte da Ilha de Santa Catarina. A fortaleza foi desativada em 1935 e três anos depois foi tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Antigamente também servia de apoio para os pescadores da região.

A Praia do Forte não é uma praia longa. Seus limites vão desde a face Sul da Ponta Grossa até um conjunto de pedras que a separa do Pontal. Localizada entre as praias de Jurerê Interncaional e Daniela, o acesso ao local é feito através de uma estrada íngreme e estreita a partir de Jurerê Internacional. Nos dias em que a maré não está muito alta, ainda há a possibilidade de atravessar a pé o costão que separa as praias da Daniela e do Forte.

Na beira da praia há bares e restaurantes especializados em frutos do mar, sendo uma boa opção para quem gosta de saborear alguns petiscos e passar um dia agradável com a família. A extensa faixa de areia também dá espaço para praticar esportes ao ar livre, como futebol e vôlei de areia.

Distância da praia até o Centro: 25 km.

Turismo Ecológico

Com 12km de praias, separadas por dunas, no passeio você vai observar coqueirais, piscinas naturais, um famosíssimo Sítio Histórico, as corredeiras do Rio Pojuca e uma animada aldeia de pescadores que recebe os turistas com muito com humor. Á 50km do Aeroporto Internacional de Salvador Deputado Luís Eduardo Magalhães, a Praia do forte é também o “point” do turista apaixonado pelo turismo ecológico.

Praia do Forte Bahia Salvador

História

Uma antiga aldeia de pescadores originou o que é hoje a Praia do Forte, um destino que ainda na sua essência preserva características rústicas, com detalhes requintados e modernidade. O que se acredita é que a formação deste vilarejo tenha tido início no século XVI, com a construção em torno da fortaleza do fidalgo português Garcia D’Ávila. O povoamento se iniciou com a chegada de famílias atraídas pela movimentação dos portugueses que traziam mercadorias vindas da Ásia. Estas famílias passaram a se dedicar à pesca e ao trabalho local, dando início então ao que hoje é a Praia do Forte.

Praia do Forte Bahia Salvador

Gastronomia

A culinária baiana encanta e seduz brasileiros e estrangeiros agradando os três sentidos: olfato, visão e paladar, pois é cheirosa, bonita e gostosa. Na Praia do Forte não é diferente, todos querem experimentar os famosos pratos típicos da Bahia como as moquecas, ensopados, vatapá, acarajé, abará, não podendo faltar o tradicional bolinho de peixe, servido nos bares e restaurantes locais, que já virou marca registrada da região.Existe uma enorme variedade de restaurantes, todos tem em comum a alta qualidade dos pratos e do serviço, contam também com projetos rústicos, modernos e aconchegantes. Dentre as opções, é possível encontrar as principais cozinhas como a italiana, francesa, japonesa, mexicana, argentina, nordestina e, claro, muitas pizzarias.Além dos restaurantes, a gastronomia está inserida em diversos cenários na Praia do Forte. É possível saborear pratos de qualidade nas barracas instaladas nas praias, nos bares, experimentar as delicias das delicatessens e das sorveterias da Vila.A gastronomia é um item muito importante em PF, anualmente está inserida no calendário cultural e é marcado por um grande evento gastronômico, o "Tempero no Forte". Idealizado pela chef Tereza Paim, o encontro reúne chefes de diversas partes do Brasil e de outros países que desenvolvem pratos em torno do tema estabelecido. O evento tem a participação dos restaurantes locais e contempla na sua programação cursos, workshops e aulas temáticas. O Tempero do Forte movimenta a vila e é realizado paralelamente ao Festival de Jazz.



    

Nenhum comentário:

Postar um comentário